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17/12/202411h18Notícia
Avaliação / Egressos
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10/12/202413h05Notícia
Extensão
Reconhecendo a importância da relação Universidade-Sociedade e a participação de docentes e discentes em atividades de extensão, o PPGCF oferta vagas nos seguintes projetos:
Projeto: “Radiações solares: aproximando ciência e escola”, o qual tem como objetivo oferecer cursos experimentais sobre radiações solares para estudantes do ensino básico da rede pública, bem como a produção de materiais paradidáticos sobre as radiações solares. Responsável: Profª Dra Ana Paula de Souza Votto, e-mail: anavotto@yahoo.com.br
Projeto: "Difundindo Bioquímica nas Redes Sociais" que visa gerar conteúdos de Bioquímica orientados para o público em geral através de Twitter/X. Responsáveis: Professores: Dr. José Maria Monsserat (josemmonserrat@gmail.com ) e Dr. Carlos Eduardo da Rosa (ninovski@gmail.com )
Projeto de extensão "Aprender Neurociências brincando". O projeto "Aprender Neurociências brincando" parte do princípio de que os benefícios das brincadeiras e das atividades interativas são inúmeros para a aprendizagem e fixação das memórias. Oficinas lúdicas e interativas englobando assuntos como órgãos dos sentidos, memória, coordenação motora, saúde do cérebro, etc. são disponibilizadas aos alunos dos ensinos fundamental e médio das escolas públicas e privadas no município de Rio Grande / RS, bem como à comunidade em geral, com o objetivo da divulgação científica no âmbito das Neurociências. Responsável: Profª Dra Ana Paula Horn (anapaulahorn@yahoo.com.br )
Projeto: O NUMEB - Núcleo de Produção de Material Educacional e Divulgação Científica em Biologia é um Programa de Extensão liderado por professores, técnicos administrativos em educação e alunos de pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. O NUMEB tem por objetivo desenvolver material educacional como recurso didático para professores e alunos dos ensinos básico e superior. Tais atividades já tiveram o apoio direto do Ministério da Educação, da CAPES, e do CNPq. Responsáveis: Profª Dra Camila Martinez De Gaspar Martins ( camilaos@hotmail.com ) e Dra. Marta Marques de Souza ( martasouza@furg.br )
Extensão e Pós-graduação: da Universidade a pluriversidade.
Na Universidade Federal do Rio Grande – FURG , a Política de Extensão Universitária aprovada em 2015, estabelece em seu artigo 2 que “ Extensão na FURG, em consonância com a Política Nacional de Extensão, é definida como ação de natureza acadêmica, que viabiliza a integração com os demais setores da sociedade, visando promover a formação cidadã, a transformação da realidade, a produção compartilhada de saberes e a emancipação dos sujeitos envolvidos, de forma interdisciplinar e indissociável com ensino e pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento humano e para a qualidade socioambiental, a partir das realidades locais, regionais, nacionais e internacionais” (RESOLUÇÃO Nº 027/2015 CONSELHO UNIVERSITÁRIO).
Nas origens da constituição de nossa Universidade, a Extensão na FURG já ocorria desde a década de 70, com a participação em ações institucionais como o PROJETO RONDON, levando nossos acadêmicos para operações na Amazônia, para a construção de um campus avançado da FURG em Cáceres no Mato Grosso do Sul, e para as primeiras expedições Antárticas nos anos 80.
Na época da organização departamental da Universidade, o Departamento de Ciências Fisiológicas (DCF) iniciou suas atividades extensionistas através da oferta do Curso de Especialização em Ciências Fisiológicas que viria a ser o núcleo original do Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada, atualmente denominado Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF). Em 1989, o DCF deu início ao trabalho extensionista conhecido como Projeto Educativo e Preventivo sobre Drogas Psicotrópicas que viria se tornar um dos programas de extensão mais duradouros da FURG. Com atuação até hoje em ensino, pesquisa, extensão, cultura e prestação de serviços, o CENPRE, Centro regional de estudos, prevenção e recuperação de dependentes químicos da FURG (www.cenpre.furg.br) tem participação de alguns professores e pós-graduandos de nosso programa.
O PPGCF durante o Programa REUNI começou a desenvolver diversos projetos de extensão focados na formação continuada de professores, cursos breves de extensão e de aperfeiçoamento em temas das ciências fisiológicas e cursos de verão. Destacamos a atuação em Educação Patrimonial sobre Patrimônios de Ciência e Tecnologia do Projeto Museu Virtual do Ensino de Ciências Fisiológicas (contemplado pelos PROCULTURA RS 2009, PROEXT NACIONAL 2013), hoje com 15 anos de atividades extensionistas ininterruptas, o NUMEB (colocar por extenso), o GEEPS (Grupo de Estudos em Estratégias para Promoção da Saúde) vinculado a Rede Nacional Leopoldo de Meis de Educação e Ciência), e o Curso de Formação Continuada de professores de Ciências: Ambientes Aquáticos do Rio Grande do Sul (financiado em 2010 e 2012 pela Rede Nacional de Formação Continuada de Professores do Ministério de Educação).
Com respaldo da pesquisa e inovação de excelência de nosso programa, fomos desenvolvendo expertise em formação profissional docente e processos de alfabetização e divulgação científica, que hoje toma destaque no Programa Ciência na Cidade, Ciência na vida, coletivo extensionista que realiza Feiras de Ciências em espaços formais e não formais de educação. O programa é pioneiro em promover a colaboração entre extensionistas e pesquisadores de várias unidades acadêmicas da FURG (ICB, IO, IMEF, Escola de Engenharia, Famed).
Nossos pós-graduandos são estimulados a participarem dos projetos de extensão da Universidade e ações de mobilidade nacional e internacional para o desenvolvimento de suas atividades de pesquisa. Estas experiências propiciam uma visão ampla e socialmente referenciada ao estudante de seu campo de atuação tanto nas realidades locais e regionais, quanto nacional e internacional. Aqui vocês podem desenvolver melhor a questão de mobilidade e interações com outras realidades que mesmo sendo só para pesquisa dão ao estudante um repertório social maior.
Conforme as dimensões e metodologias propostas no livro Avaliação da Extensão Universitária (FORPROEX, 2007) nosso programa tem desenvolvido as dimensões 1 – Política de gestão, e 4 – Plano acadêmico conforme a participação e creditação dos estudantes; dimensão 3 - Relação Universidade-Sociedade, devido as atividades cada vez mais frequentes de interação dialógica dos saberes produzidos na Pós-graduação com os demais setores da sociedade; dimensão 2 – Infra estrutura com apoio recente à conquista de espaço físico para produção e desenvolvimento de ações de extensão no âmbito da unidade e dimensão 5 – Produção acadêmica com a participação de nossos estudantes e professores nas produções acadêmicas, literárias e culturais desenvolvidas pelos projetos.
A recente história brasileira, de uma cultura de desinteresse e menosprezo pelas Ciências e pela produção de conhecimento, com implicações que levaram o senso comum a acreditar e reproduzir histórias de obscurantismo científico, como o terraplanismo e a rejeição às vacinas, tornaram os projetos extensionistas na área das ciências extremamente necessários. Sob pena de continuarmos vivendo o pior retrocesso cognitivo que temos notícia.
Neste sentido, as diversas ações desenvolvidas pelos professores e pós-graduandos do programa, como por exemplo aquela no âmbito do programa Ciência na Cidade, Ciência na Vida envolvem os quatro eixos do Plano de Desenvolvimento Institucional da FURG: Extensão, Ensino, Pesquisa e Cultura, atendendo os pressupostos da Política de Extensão Universitária da FURG de indissociabilidade, interdisciplinaridade e multiprofissionalidade, interação dialógica com as comunidades e valioso impacto na formação complementar e ampliada dos acadêmicos de graduação e Pós-graduação da Universidade.
Estas ações buscam promover a educação científica para, na e com a comunidade rio-grandina, com público-alvo da educação básica, estudantes e profissionais da educação, e demais membros da sociedade. Por meio da produção de feiras, eventos, cursos, palestras, exposições e outros produtos científico culturais, se fomenta uma cultura de proximidade entre ciência e sociedade, despertando um sentimento de valorização da produção científica da Universidade, como patrimônio de ciência e tecnologia.
A compreensão de que a Extensão Universitária na FURG, assim como em nosso PPG, está mesclada à própria origem de um e de outro, nos leva a reconhecer que a FURG só pode ser a instituição de hoje devido as relações vividas com a sociedade, sejam mediatizadas pelo ensino, pela pesquisa ou pela extensão, e, portanto, precisamos concordar com o proposto por Sandra de Deus, em seu livro Extensão Universitária: trajetórias e desafios, onde a autora conclui:
“... o impacto e a transformação social são possíveis somente com disponibilidade da comunidade universitária ao compreender que existem outros saberes — além daquele conhecimento construído no interior da academia — que nos ensinam e nos fazem reorientar pesquisas, redimensionar planejamentos, refazer planos de ensino — necessariamente, com a responsabilidade das diferentes comunidades em se colocarem como protagonistas do processo no qual se aprende e se ensina, mas, sobretudo, onde se constroem relações sólidas da sociedade desejada.” (Deus, 2020)
A visão de Sandra de Deus, que tanto tem promovido a extensão universitária brasileira e da América Latina, está em acordo com as reflexões de Boaventura de Souza Santos (2004) quando demarca a nova Universidade do século XXI, para a qual orienta uma reforma de democracia e emancipação. Temos convicção do papel da extensão por dentro da Pós-graduação para esta finalidade.
Boaventura (SANTOS, 2004) vai distinguir o conhecimento universitário de que ele denomina de conhecimento pluriversitário. O primeiro, o clássico modelo de produção de conhecimento acadêmico que tem ao longo dos séculos seguido o método científico predominantemente disciplinar, autônomo e desvinculado das premências do cotidiano da sociedade. Nele, são os investigadores que determinam os problemas a serem investigados, sua relevância, metodologia e ritmos de pesquisa. O conhecimento pluriversitário tem na sua gênese a horizontalização do processo de produção, com a emancipação dos sujeitos da sociedade não como alvos, mas co-partícipes no processo de produção. O princípio organizador da sua produção é a aplicação que lhe pode ser dado: uso definido pela sociedade. Neste locos a extensão pode se estabelecer como metodologia ponte entre a Universidade e os demais setores da sociedade. A Pós-graduação, tem por isso uma grande responsabilidade na decodificação dos anseios da sociedade, e a translocação das produções das bancadas e gabinetes para as cidades e sociedades.
Texto elaborado pela Profa. Dra. Carla Gonçalves
Referências
PDI FURG
Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Comissão Permanente de Avaliação da Extensão. Avaliação da Extensão Universitária: práticas e discussões da Comissão Permanente de Avaliação da Extensão / Organização: Maria das Dores Pimentel Nogueira; textos: Sonia Regina Mendes dos Santos ... [et al.] – Belo Horizonte: FORPROEX/CPAE; PROEX/UFMG, 2013.
Institucionalização da extensão nas Universidades públicas brasileiras: estudo comparativo 1993/2004 / Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Comissão Permanente de Avaliação da Extensão Universitária. – 2a ed. – João Pessoa: Editora Universitária da UFPB; Belo Horizonte: Coopmed, 2007 90 p. (Coleção Extensão Universitária; 5).
Deus, Sandra de Extensão universitária : trajetórias e desafios / Sandra de Deus. – Santa Maria, RS : Ed. PRE-UFSM, 2020. 96 p. ; 21 cm
RESOLUÇÃO da política de extensão na FURG.
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23/08/202415h32Notícia
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01/08/202415h43Notícia
Dissertações
ID
Nome
Status
Data
Publicação
URL
127789
Andy Joel Taipe Huisa
Formado
12/08/2020
Publicado
128234
Aline Maciel Bueno Zacouteguy
Formado
03/09/2020
Publicado
128235
Camila de Oliveira Vian
Formado
07/07/2020
Publicado
128236
Heloísa Bárbara Gabe
Formado
12/03/2020
Publicado
128238
Mauricio Roza
Formado
09/03/2020
Publicado
128239
Tamyris Devincenzi Gomes
Formado
19/01/2021
Publicado
129975
Amanda Garcia Guimarães
Formado
26/02/2021
Publicado
129976
Emmanuele do Couto Lima
Formado
30/11/2021
Publicado
129979
Marina Zanin
Formado
04/09/2020
Publicado
135404
Raif Gregorio Nasre Nasser
Formado
05/10/2021
Publicado
135944
Caroline Garcia Castro
Formado
21/03/2022
Publicado
135946
Michele Goulart Dos Santos
Formado
21/09/2021
Publicado
137581
Andressa Suanes Seta
Formado
12/05/2023
Publicado
143578
Andressa Mai Matsumoto
Formado
28/12/2022
Publicado
143580
Diego Matheus Reinicke
Formado
04/10/2022
Publicado
143581
Gabriela Corrêa Soares
Formado
14/10/2022
Publicado
143584
Thiago Obiedo Garcia
Formado
08/03/2023
Publicado
151546
Julie Medeiros da Silveira
Formado
27/04/2023
Publicado
151547
Suzana Lemke Lanius
Formado
27/07/2023
Publicado
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01/08/202415h42Notícia
Teses
ID
Nome
Status
Data
Publicação
URL
100857
Roberta Socoowski Britto
Formado
20/01/2020
Publicado
100858
Tiane Ferreira De Castro
Formado
16/08/2018
Publicado
100859
Vanessa Abelaira Dos Anjos
Formado
02/10/2017
Publicado
100935
Félix Esteban Airahuacho Bautista
Formado
19/03/2017
Publicado
101824
Elita Ferreira da Silveira
Formado
11/10/2017
Publicado
101827
Priscila Antiqueira Dos Santos
Formado
26/02/2021
Publicado
102368
Estela Fernandes e Silva
Formado
24/04/2018
Publicado
102369
Fernanda Moreira Lopes
Formado
13/08/2018
Publicado
102370
Maiara Bernardes Marques
Formado
06/02/2019
Publicado
102371
Sandra Isabel Moreno Abril
Formado
02/05/2018
Publicado
102372
Vinicius Dias Borges
Formado
01/11/2021
Publicado
102751
Michael Gonzalez Durruthy
Formado
21/02/2018
Publicado
104821
Amanda da Silveira Guerreiro
Formado
03/05/2019
Publicado
104822
Jessica Andrea Albañil Sanchez
Formado
05/02/2020
Publicado
104823
Robson Rabelo Velasques
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-
Publicado
104824
Simone Rutz da Costa
Formado
04/07/2019
Publicado
104825
Tábata Martins De Lima
Formado
28/10/2020
Publicado
105365
Aline Portantiolo Lettnin
Formado
26/04/2019
Publicado
106177
Claudio Luis Quaresma Bastos Junior
Formado
12/12/2019
Publicado
106178
Joaquim de Paula Ribeiro
Formado
04/12/2019
Publicado
106179
Kamila Foguesatto
Formado
31/08/2020
Publicado
106181
Marcelo Estrella Josende
Formado
17/06/2019
Publicado
112540
Eduarda Santa Helena Miguel Kessler
Formado
27/03/2020
Publicado
112541
Marcos Freitas Cordeiro
Formado
03/02/2020
Publicado
112542
Yuri Dornelles Zebral
Formado
08/11/2019
Publicado
119899
Nicole Soares Guidony Pereira
Formado
27/09/2022
Publicado
119901
Thiago Fonseca Alves França
Formado
25/06/2019
Publicado
120112
Juliana da Silva Fonseca
Formado
20/08/2021
Publicado
120114
Silvana Manske Nunes
Formado
31/08/2022
Publicado
122437
Fernanda Chaves Lopes
Formado
12/05/2022
Publicado
122438
Magno Da Silva Marques
Formado
21/03/2022
Publicado
128353
Adriano Rayol da Silva
Formado
21/10/2023
Publicado
128356
Guilherme Martins Limberger
Formado
16/09/2022
Publicado
128357
Marcelo Augusto Germani Marinho
Formado
04/01/2023
Publicado
130032
Larissa Müller
Formado
10/02/2023
Publicado
130033
Marcela Gonçalves Meirelles
Formado
16/02/2023
Publicado
130034
Tatiane Senna Bialves
Formado
12/06/2023
Publicado
136270
Andressa Rubim Lopes
Formado
27/09/2023
Publicado
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17/09/201913h03Notícia
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17/09/201912h51Notícia
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09/09/201914h40Notícia
I Prêmio PPGCF de Divulgação Científica
O I Prêmio PPGCF de Divulgação Científica tem por objetivo selecionar e premiar os melhores vídeos produzidos por discentes e/ou egressos do Programa, visando incentivar o desenvolvimento de competências vinculadas à popularização e à difusão da ciência. O melhor vídeo de divulgação científica será escolhido entre os três vídeos finalistas através de votação aberta ao público a ser realizada através desta página.
Assista aos três vídeos finalistas abaixo e participe da escolha do vídeo vencedor! A votação é aberta ao pública em geral, até o dia 09/09/2018. Venha participar!
Vídeo 1: Efeitos do biocida clorotalonil em mexilhões
Vídeo 2: Processo de muda em camarões
Vídeo 3: Efeitos do herbicida Roundup em peixes
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09/09/201914h28Notícia
Divulgação PPGCF
20 anos do PPG em Ciências Fisiológicas | Da implementação aos dias atuais
20 anos do PPG em Ciências Fisiológicas | Vídeo comemorativo por Caroline Castro
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01/11/201809h57Notícia
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03/10/201713h32Notícia
Documentos
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da FURG, além da legislação federal que norteia a pós-graduação no Brasil, que você pode consultar no "site" da CAPES, funciona com base no estabelecido pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade e em um conjunto de "Normas Complementares" definidas pela Comissão de Curso.
Regimento e Normas Complementares - Para ingressantes a partir de 2017:
- Regimento ATUAL do PPGCF *** NOVO em 14.12.2023***
- Regimento do PPGCF *** NOVO em 30.03.2022 ***
- Regimento do PPGCF *** VIGENTE ATÉ 29/03/2022 ***
- Norma Complementar para Cálculo de Conceito *** NOVO em 24.02.2017 ***
- Norma Complementar da Formatação de Dissertação e Tese *** NOVO em 06.06.2017 ***
- Norma Complementar do Estágio Docência *** NOVO em 24.02.2017 ***
- Norma Complementar Exame de Qualificação *** NOVO em 24.02.2017 ***
- Norma Complementar Exame de Qualificação - Formulário de avaliação ***NOVO em 20.11.2017***
- Norma Completar Acompanhamento Doutorando *** NOVO em 24.02.2017 ***
- Norma Completar da Obtenção de Créditos Complementares *** NOVO em 24.02.2017 ***
- Normas Complementares Projeto de Dissertação ou Tese *** NOVO em 24.02.2017 ***
- Norma Complementar para Credenciamento de Docentes ***NOVO em 07.12.2017***
- Norma Complementar para Descredenciamento de Docentes ***NOVO em 07.12.2017***
Regimento e Normas Complementares:
- Regimento Interno do PPGCF-FAC
- Norma Complementar do Projeto de Dissertação ou Tese
- Norma Complementar da Defesa de Dissertação ou Tese
- Norma Complementar de Obtenção de Créditos por Atividades Complementares
- Norma Complementar do Acompanhamento Anual do Doutorando
- Norma Complementar do Exame de Qualificação
- Norma Complementar do Exame de Qualificação - Anexo I
- Norma Complementar do Exame de Qualificação - Anexo II
- Norma Complementar do Estágio de Docência (aprovada em 07/08/2014)
- Cronograma e Critérios de Seleção de Doutorandos do PPGCF-FAC para Participar do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior da CAPES
- Normas PEP
Formulários e Orientações:
- Ficha de matrícula
- Ficha de matrícula para alunos de outro PPG
- Solicitação de Auxílio Financeiro ao Estudante
- Relatório de Atividade de Auxílio Financeiro ao Estudante
- Formulário para Indicação do Orientador
- Formulário para Relatório Final do Exame de Qualificação
- Formulário para Solicitação de Diárias e Passagens para Membros de Bancas Examinadoras
- Orientações sobre Exame de Qualificação para o Orientador
- Modelo de parecer para estágio docência - Mestrado
- Modelo de parecer para estágio docência - Doutorado
- Estágio Docência - Formulário para aprovação prévia das atividades *** NOVO em 19.09.2017 ***
- Formulário de anuência do orientador para acumulo de bolsa e rendimento
- Formulário para Solicitação de Coorientador
- Formulário para Indicação da Banca de Dissertação
- Formulário para Indicação da Banca de Tese
- Formulário para Indicacao da Banca para Exame de Qualificacao
- Ficha Avaliação Semana Doutorando 2019 (Aluno) *** NOVO em 23.09.2019 ***
- Ficha de Acompanhamento do Doutorando (aluno) *** NOVO em 08.11.2019 ***
- Modelo de Parecer membro externo banca de defesa de Dissertação/Tese *** NOVO em 22.10.2019 ***
Normas Específicas sobre distribuição de bolsas:
- Norma Complementar DISTRIBUIÇÃO DE BOLSAS DO PPGCF***NOVO: Válido apartir de 27/09/2023***
- Norma Complementar DISTRIBUIÇÃO DE BOLSA DOUTORADO_PPGCF***NOVO: Válido apenas para os ingressantes a partir de 2022***
- Norma Complementar para distribuição de bolsas de Mestrado e Doutorado ***NOVO em 31/10/2018***
- Nota sobre acúmulo de bolsa e vínculo empregatício: Portaria Conjunta CAPES-CNPq n° 01/2010
- Portaria 248_19/12/2011 Licença Maternidade
- Portaria Capes No 76 Regulamento do Programa de Demanda Social Bolsas
- Portarias Conjuntas Nos 1 e 2 Capes CNPq 15/07/2010
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03/10/201713h28Notícia
Docentes
Docentes, linha de pesquisa e e-mail
Abaixo a relação de docentes do programa. Para acesso ao Curriculum Vitae completo clique sobre o nome ou foto do docente.
DOCENTES PERMANENTES
Adalto Bianchini
Doutor em Oceanografia pela Universidade de Liége/Bélgica (1990). Pós-Doc na McMaster University - Canadá (2000-2001). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1A. Atua nas linhas de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais” e “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: adaltobianchini@furg.br
Ana Paula Horn
Doutora em Ciências Biológicas - Bioquímica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atua nas linhas de pesquisa “Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas” e “Efeitos biológicos de nanomateriais”.
E-mail: anapaulahorn@yahoo.com.br
Ana Paula de Souza Votto
Doutora em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Atua na linha de pesquisa “Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas”.
E-mail: anavotto@furg.br
Camila de Martinez Gaspar Martins
Doutora em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2010). Pós-Doc na Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2010). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Atua nas linhas de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais” e “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: camilaos@hotmail.com
Carine Dahl Corcini
Doutora em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pelotas (2010). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Atua na linha de pesquisa “Fisiologia Integrativa”.
E-mail: corcinicd@gmail.com
Carlos Eduardo da Rosa
Doutor em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2009). Atua na linha de pesquisa “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: carlosrosa@furg.br
Fábio Everton Maciel
Doutor em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2010) com período sanduíche na University of Washington (EUA). Atua na linha de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais”.
E-mail: maciel-fe@hotmail.com
José Maria Monserrat
Doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (1997). Pós-Doc no National Institute of Standards and Technology (NIST) Estados Unidos (2013). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1D. Atua nas linhas de pesquisa “Efeitos biológicos de agentes tóxicos” e “Efeitos biológicos de nanomateriais”.
E-mail: josemmonserrat@gmail.com
Juliana Zomer Sandrini
Doutora em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2008). Atua nas linhas de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais” e “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: julianasandrini@furg.br
Juliane Ventura Lima
Doutora em Ciências Fisiológicas - Fisiologia Anima Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande (2009) com período sanduíche em Università Politecnica delle Marche – Itália. Pós-Doc na Universidade Federal do Rio Grande (2010-2012). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Atua nas linhas de pesquisa “Efeitos biológicos de agentes tóxicos” e “Efeitos biológicos de nanomateriais”.
E-mail: juliane_ventura@yahoo.com.br
Juliano Zanette
Doutor em Biotecnologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009) com período sanduíche em Woods Hole Oceanographic Institution (EUA). Pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina (2009-2010). Atua na linha de pesquisa “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: julianozanette@furg.br
Luis Fernando Fernandes Marins
Doutor em Oceanografia Biológica pela Universidade Federal do Rio Grande (2001) com período sanduíche em University of Southampton (Reino Unido). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 1D. Atua nas linhas de pesquisa “Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas” e “Fisiologia Integrativa”.
E-mail: dqmluf@furg.br
Luiz Eduardo Maia Nery
Doutor em Fisiologia pela Universidade de São Paulo (1999). Atua nas linhas de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais” e “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: famnery@terra.com.br
Marcelo Alves Vargas
Doutor em Ciências Morfológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2010). Atua nas linhas de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais” e “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: biovargas@gmail.com
Mariana Appel Hort
Doutora em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011). Pós Doc na Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2014). Atua nas linhas de pesquisa “Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas” e “Efeitos biológicos de nanomateriais”.
E-mail: marianaappel@gmail.com
Marta Marques de Souza
Doutora em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo (1995). Bolsista de Produtividade do CNPq - Nível 2. Atua nas linhas de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais” e “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: martasouza@furg.br
Docentes Colaboradores
Carolina Rosa Gioda
Doutora em Fisiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atua na linha de pesquisa “Efeitos biológicos de agentes tóxicos” e "Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas"
E-mail: carolinagioda@yahoo.com.br
Daniela Volcan Almeida
Doutora em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2013). Pós-Doc na Universidade Federal do Rio Grande (2013-2017). Atua na linha de pesquisa “Fisiologia Integrativa”.
E-mail: danivolcan@gmail.com
Daza de Moraes Vaz Batista Filgueira
Doutora em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada pela Universidade Federal do Rio Grande – FURG (2010). Pos-Doc na Universidade Federal do Rio Grande- FURG (2011-2012). Atua na linha de pesquisa “Adaptações dos animais a variações ambientais”.
E-mail: dazafilgueira@furg.br
Robert Tew Boyle
Doutor em Biologia Comparada pela Universidade de São Paulo (2004). Atua na linha de pesquisa “Efeitos biológicos de agentes tóxicos”.
E-mail: hermit51@gmail.comYuri Zebral Dornelles
Doutor em Ciências Fisiológicas pela FURG . Possui experiência na área de ecotoxicologia e biologia experimental. Atua na linha de pesquisa “ Efeitos Biológicos de Agentes tóxicos”.
E-mail: yurizebral@gmail.com
Professores Visitantes
Doutora (2021) em Ciências Fisiológicas pela mesma universidade. Possui experiência na área de ecotoxicologia aquática, utilizando biomarcadores na investigação do efeito de estressores ambientais, especialmente em corais. Atua na linha de pesquisa "Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas".
E-mail: julianafonsecatox@gmail.com
Doctor de la Universidad de Buenos Aires: defensa de tesis 15/3/2005
O Professor Martin Desimone é um ator reconhecido no campo do desenvolvimento de nanomateriais e biomateriais, assim como na avaliação de suas propriedades físicas, químicas e biológicas em diferentes escalas para alcançar uma melhor compreensão das interações célula-nanomaterial. Seu campo de aplicação na área biomédica e ambiental baseia-se na experiência de sua equipe e em uma grande rede de colaborações multidisciplinares nacionais e internacionais.
E-mail: desimone@ffyb.uba.ar
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03/10/201713h27Notícia
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03/10/201713h26Notícia
Estrutura Curricular
Nova Estrutura Curricular (válida para ingressantes a partir de 2022-1)
Recentemente, o PPGCF institui comissão especial para revisão geral da estrutura curricular. Esta alteração visou a readequação do quadro de disciplinas obrigatórias, visando oferecer uma formação geral em ciências fisiológicas centrando nos conceitos gerais de fisiologia, bioquímica, biofísica e farmacologia, permitindo aos estudantes a busca por uma formação mais específica em áreas fundamentais para o desenvolvimento de suas teses/dissertações. As alterações propostas foram aprovadas em Reunião Anual dos Docentes e referendada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração (COEPEA) na Deliberação 008/2021. Estas alterações passam a ter efeito para os ingressantes do primeiro semestre de 2022 em diante ou para os estudantes da grade curricular antiga que optarem pela mudança a partir de uma declaração por escrita e assinada.
Considerando o eixo básico de formação de alunos, o Programa passa a oferecer anualmente as seguintes disciplinas obrigatórias, as quais totalizam 8 créditos, sendo que cada crédito na FURG equivale a 15 horas:
- Fisiologia geral - Créditos (2 créditos)
- Princípios de Farmacologia (2 créditos)
- Biofísica Celular (2 créditos)
- Bioquímica (2 créditos)
Para o eixo complementar, visando uma formação mais específica dentro de algumas áreas, o PPGCF passa a oferecer as seguintes disciplinas em caráter optativo, as quais totalizam 33 créditos:
- Endocrinologia Comparada (2 créditos)
- Excreção e Osmorregulação (2 créditos)
- Fisiologia Comparada do Sistema Respiratório (2 créditos)
- Biologia Molecular Aplicada à Fisiologia (4 créditos)
- Receptores e Sinalização Celular (3 créditos)
- Sistema Nervoso (2 créditos)
- Biologia Celular (2 créditos)
- Fisiologia Cardiovascular (2 créditos)
- Efeitos Fisiológicos da Poluição (3 créditos)
- Efeitos Fisiológicos do Estresse Oxidativo (4 créditos)
- Fisiologia da Pigmentação (2 créditos)
- Estatística Ambiental com o R (2 créditos)
- Modelos Lineares (2 créditos)
- Fotobiologia (2 créditos)
- Seminários em Adaptações Bioquímicas (2 créditos)
Além destas disciplinas, os alunos podem cursar disciplinas de outros programas de pós-graduação da FURG ou de outras Universidades e solicitar validação dos créditos. Somado ao oferecimento destas disciplinas regulares (obrigatórias e optativas), a estrutura curricular do Programa prevê ainda a oferta de disciplinas como Tópicos Especiais, visando o complemento da formação discente. Estas disciplinas são ofertadas a partir de necessidades específicas do curso, apontadas nas avaliações internas do Programa, ou ainda a partir da manifestação de interesse de docentes ou pesquisadores com experiência no tema proposto.
Os discentes poderão obter créditos também através de participação em atividades complementares (apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos etc.).
Para a integralização do curso, os mestrandos precisam apresentar e defender seus projetos de Dissertação em até 4 meses após o ingresso, enquanto os doutorandos apresentam e defendem seus projetos de Teses em até 6 meses após o ingresso. Todos os alunos de mestrado também necessitarão realizar estágio de docência, perfazendo um total de 2 créditos. Já os estudantes de doutorado, deverão obrigatoriamente realizar o estágio de docência em 2 semestres, perfazendo um total de 4 créditos. Além disso, o doutorando deve realizar o Exame de Qualificação até o final de 30 meses de curso além de apresentar anualmente perante uma banca de docentes do PPGCF um relato do andamento de sua Tese (Acompanhamento do Doutorando).
Com as modificações da estrutura curricular do Programa, os alunos de mestrado para poderem defender suas Dissertações precisam integralizar 24 créditos, sendo que 08 serão em disciplinas obrigatórias, no mínimo 06 em disciplinas optativas do PPGCF e 02 do estágio docência. Os discentes poderão obter outros créditos em mais disciplinas optativas do PPGCF ou disciplinas de outros PPGs, ou ainda através da obtenção de créditos em atividades complementares (apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos, etc, perfazendo um máximo 07 créditos). Com a defesa da sua Dissertação ele obterá mais 2 créditos, integralizando os 24 créditos necessários para obtenção do título de Mestre.
Os alunos de doutorado para poderem defender suas Teses precisam obter 34 créditos, sendo 08 em disciplinas obrigatórias, no mínimo 10 em disciplinas optativas do PPGCF e 4 do estágio docência. Os discentes poderão obter outros créditos em mais disciplinas optativas do PPGCF ou disciplinas de outros PPGs, ou ainda através da obtenção de créditos em atividades complementares (apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos, etc, perfazendo um máximo de 07 créditos). Com a defesa da sua Tese ele obterá mais 5 créditos, integralizando os 34 créditos necessários para obtenção do título de Doutor.
Estrutura Curricular Antiga (válida para estudantes que ingressaram até 2021-2)
A estrutura curricular do PPGCF foi planejada visando oferecer uma formação geral em ciências fisiológicas obrigatória a todos os alunos, permitindo também que os mesmos busquem uma formação mais específica em determinadas áreas fundamentais para o desenvolvimento de suas teses/dissertações através das disciplinas optativas. Considerando o eixo básico de formação de alunos, o Programa oferece todos os anos as seguintes disciplinas obrigatórias, as quais totalizam 14 créditos, sendo que cada crédito na FURG equivale a 15 horas:
Aspectos Teóricos da Adaptação Fisiológica (1 crédito)
Bioquímica Animal Comparada (2 créditos)
Endocrinologia Comparada (3 créditos)
Excreção e Osmorregulação (2 créditos)
Fisiologia Cardiovascular Comparada (2 créditos)
Fisiologia Comparada do Sistema Respiratório (2 créditos)
Sistema Nervoso (2 créditos)
Para o eixo complementar, visando uma formação mais específica dentro de algumas áreas, o PPGCF também oferece regularmente as seguintes disciplinas optativas, as quais totalizam 28 créditos:
Biologia celular (3 créditos)
Receptores e Sinalização Intracelular (3 créditos)
Biologia Molecular Aplicada à Fisiologia (3 créditos)
Controle endócrino da reprodução animal (2 créditos)
Efeitos Fisiológicos da Poluição (3 créditos)
Efeitos Biológicos das Radiações Não Ionizantes (2 créditos)
Fisiologia da Pigmentação (3 créditos)
Hormônios Esteroides (2 créditos)
Modelos Lineares ( 2 créditos)
Efeitos Fisiológicos do Estresse Oxidativo (4 créditos)
Estatística Ambiental com o R (2 créditos)
Além destas disciplinas, os alunos podem cursar disciplinas de outros programas de pós-graduação da FURG ou de outras Universidades e solicitar validação dos créditos. Somado ao oferecimento destas disciplinas regulares (obrigatórias e optativas), a estrutura curricular do Programa prevê a oferta de algumas disciplinas como Tópicos Especiais, visando o complemento da formação dos discentes. De maneira geral, estas disciplinas são ofertadas a partir de necessidades específicas do curso, apontadas nas avaliações internas do Programa, ou ainda a partir da manifestação de interesse de docentes ou pesquisadores com experiência no tema proposto.
Ainda com relação à estrutura curricular do Programa, os alunos de mestrado para poderem defender suas Dissertações precisam integralizar 30 créditos, sendo que 14 serão em disciplinas obrigatórias, no mínimo 6 em disciplinas optativas do PPGCF e 2 do estágio docência (obrigatório a todos os mestrandos). Os discentes poderão obter outros créditos em mais disciplinas optativas do PPGCF ou disciplinas de outros PPGs, ou ainda através da obtenção de créditos em atividades complementares (apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos, etc). Com a defesa da sua Dissertação ele obterá mais 2 créditos, integralizando os 30 créditos necessários para obtenção do título de Mestre.
Os alunos de doutorado para poderem defender suas Teses precisam obter 40 créditos, sendo 14 em disciplinas obrigatórias, no mínimo 10 em disciplinas optativas do PPGCF e 4 do estágio docência (realizado em 2 semestres, sendo também obrigatório a todos os doutorandos). Os discentes poderão obter outros créditos em mais disciplinas optativas do PPGCF ou disciplinas de outros PPGs, ou ainda através da obtenção de créditos em atividades complementares (apresentação de trabalhos em congressos, publicação de artigos, etc). Com a defesa da sua Tese ele obterá mais 5 créditos, integralizando os 40 créditos necessários para obtenção do título de Doutor.
Para a integralização do curso, além dos créditos mencionados acima, os mestrandos precisam apresentar e defender seus projetos de Dissertação em até 4 meses após o ingresso, enquanto os doutorandos apresentam e defendem seus projetos de Teses em até 6 meses após o ingresso. Além disso, o doutorando deve apresentar anualmente perante uma banca de docentes do PPGCF um relato do andamento de sua Tese (Acompanhamento do Doutorando) e realizar o Exame de Qualificação até o final de 30 meses de curso.
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03/10/201713h26Notícia
Pesquisa
Linhas de pesquisa
Linha 1 – Adaptações dos animais a variações ambientais
Linha de pesquisa que visa estudar as respostas de diferentes animais em vários níveis de organização biológica frente às variações em parâmetros ambientais, tais como salinidade, oxigênio, temperatura, radiação entre outros.
Linha 2 – Respostas biológicas em condições extremas ou patológicas
Desenvolvimento de estudos para a compreensão das diferentes estratégias em vários níveis de organização biológica que permitam aos animais tolerar ou amenizar imposições de condições fisiológicas extremas e/ou lesivas, tais como exercício, lesões teciduais e carcinogênese. Esta linha de pesquisa também visa compreender os diferentes mecanismos envolvidos nos seus processos preventivos e terapêuticos.
Linha 3 – Efeitos biológicos de nanomateriais
Estudo dos efeitos em diferentes níveis de organização biológica que os animais apresentam quando expostos a nanomateriais.
Linha 4 – Efeitos biológicos de agentes tóxicos
Compreensão dos efeitos em diferentes níveis de organização biológica que os animais apresentam quando expostos a compostos orgânicos e inorgânicos, como contaminantes ambientais, produtos naturais e/ou toxinas, bem como estratégias para minimizar os danos gerados por esta exposição. Esta linha de pesquisa também visa a compreensão dos mecanismos de síntese e/ou liberação de produtos naturais e/ou toxinas.
Linha 5 – Fisiologia integrativa
Linha de pesquisa que busca a compreensão do funcionamento dos sistemas nervoso, endócrino e neuroendócrino, bem como os diferentes mecanismos regulatórios de funções biológicas diversas, tais como reprodução, crescimento, comportamento e metabolismo, entre outros, nos diferentes animais.
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03/10/201713h25Notícia
Apresentação
Histórico do Programa
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas foi implantado no ano de 2000, com o início do curso de mestrado em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada (Conceito 3). A criação do curso de mestrado em Fisiologia Animal Comparada na FURG permitiu então um avanço quali-quantitativo tanto na produção científica quanto na formação de recursos humanos na área. Em reconhecimento a esta evidente situação de constante aprimoramento, os Profs. Drs. José Antunes Rodrigues (USP-RP) e Dalton Valentim Vassallo (UFES), em visita realizada em janeiro de 2004, para avaliar as condições de oferta do curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas da FURG por solicitação do Comitê de Ciências Biológicas II da CAPES, concluíram por recomendar o aumento do conceito do curso junto à CAPES (de 3 para 4). O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas encaminhou, em maio de 2005, a proposta de implementação do Curso de Doutorado à CAPES. Após análise pelo Comitê de Ciências Biológicas II, o CTC da CAPES emitiu, em 14 de setembro de 2005, parecer favorável à implementação do Curso de Doutorado com conceito 4. Em 26 de outubro de 2005, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (COEPE) da FURG aprovou (Deliberação 20/2005) a implementação do Curso de Doutorado a partir do primeiro semestre de 2006.
Posteriormente, para consolidar o Programa nesta nova fase, foi percebido pelo grupo de docentes e pela comissão avaliadora da CAPES que era necessário também a inclusão de novos docentes permanentes ao Programa, visando a ampliação da capacidade de atuação do Programa e reposição dos docentes que foram neste período se aposentando. Por outro lado, era também necessário que durante todo este período a estrutura física do antigo Departamento de Ciências Fisiológicas (atualmente Instituto de Ciências Biológicas, ICB, desde a reforma universitária da FURG em 2008) fosse melhorada para se adequar à ampliação do Programa, já que a grande maioria dos docentes permanentes está lotada no ICB. Assim, desde 2000, todo o grupo de docentes, antigos e novos, participou ativamente da consolidação do curso de Mestrado e criação e consolidação do Doutorado, sendo que a Instituição apoiou e continua apoiando integralmente as atividades do grupo, através da contratação de novos docentes para o Programa, liberação para capacitação de docentes e a ampliação considerável da infraestrutura física disponível.
No quadriênio 2013-2016 o Programa passou por uma reformulação, a qual resultou na alteração do nome do Programa e em suas linhas de pesquisa. A partir de 2016, o Programa alterou sua denominação de Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas – Fisiologia Animal Comparada (PPGCF-FAC) para a sua nova denominação de Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas (PPGCF). Apesar de o Programa abordar enfoques que vão além da fisiologia comparativa, é importante ressaltar que a Fisiologia Animal ainda constitui a grande área de atuação do Programa, o que fica evidente a partir da análise dos dados apresentados na Plataforma Sucupira. Portanto, esta ênfase em fisiologia animal continua sendo o grande diferencial do Programa, sendo, portanto, mantida a área de concentração do Programa em Fisiologia Animal Comparada.
O recente processo de expansão e qualificação do PPGCF aconteceu dentro de um contexto maior de novos desafios no ensino básico e superior no Brasil, que não somente incluem novas estratégias e abordagens de ensino nas aulas, mas também de aumentar a quantidade de alunos matriculados nos diferentes níveis de ensino. Desta forma, o PPGCF, além de propiciar a formação científica dos seus alunos, tem propiciado também nos últimos anos uma maior integração com o ensino básico, fundamental, médio e de graduação como um caminho que enriquece a formação do nosso aluno e enaltece o dever social do Programa.
Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas, área de concentração Fisiologia Animal Comparada, tem como objetivo central a formação de recursos humanos capacitados ao desenvolvimento de pesquisa e ensino na área ciências fisiológicas, nos níveis de mestrado e doutorado.
A organização do Programa está focada na formação de profissionais com habilidades para desenvolver atividades de pesquisa que versam sobre os processos e mecanismos que se desenvolvem em animais, inclusive no homem, tanto espontâneos como provocados, incluídos seus aspectos físicos e químicos, sua regulação, suas manifestações comportamentais e suas respostas a mudanças ambientais. A partir desta visão ampla dentro das Ciências Fisiológicas, os egressos de nosso Programa apresentam possibilidades bastante diversificadas de atuação.
Área de concentração
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas apresenta uma única área de concentração, que é a de Fisiologia Animal Comparada.
Autoavaliação
A autoavaliação do Programa é um processo contínuo realizado em conjunto com todo o corpo docente e o corpo discente. A coordenação promove anualmente reuniões com os docentes e discentes para avaliação do PPG, nas quais os objetivos do Programa são revistos, as metas delineadas e as ações são definidas. As reuniões com o corpo discente do Programa ocorrem no início de cada semestre, permitindo assim uma maior integração dos discentes que recentemente ingressaram no Programa. Por sua vez, as reuniões com o corpo docente ocorrem pelo menos uma vez ao ano, normalmente após o fechamento dos dados do ano anterior na Plataforma Sucupira. Esta abordagem permite a análise dos dados em conjunto com todo o corpo docente, fortalecendo assim o Programa como grupo de trabalho, e permitindo o delineamento de ações para alcançar as metas propostas pelo grupo. Nesta reunião com o corpo docente, sempre se faz presente um representante discente, um representante dos Técnicos Administrativos em Educação e bolsistas pós-docs do Programa. Destaca-se que no último quadriênio, o PPG realizou um seminário de discussão da avaliação quadrienal contando com a participação de docente externo ao PPG (Professor Carlos Navas) e integrante do comitê de avaliação para discussão de nossos resultados. Esta discussão ocorreu na comissão acadêmica e também com o corpo docente.
Assim, a partir do extensivo processo de autoavaliação realizado no quadriênio passado junto a docentes e discentes do Programa, alguns aspectos positivos e algumas fragilidades foram levantados, delineando nosso diagnóstico que norteia o planejamento estratégico.
Pontos positivos evidenciados no processo de autoavaliação no quadriênio 2017-2020:
- 1. Área de Concentração do Programa;
- 2. Formação do Discente;
- 3. Planejamento constante;
- 4. Infraestrutura;
- 5. Renovação do Corpo Docente;
- 6. Produção Intelectual;
- 7. Inserção Social.
Fragilidades e pontos a melhorar:
- 1. Produção qualificada do Programa;
- 2. Homogeneidade entre os docentes do Programa;
- 3. Visibilidade do Programa;
- 4. Internacionalização.
Planejamento estratégico do PPGCF
O Programa de Pós-graduação em Ciências Fisiológicas realiza seu planejamento estratégico apoiado diretamente no PPI e PDI da Instituição e com base nos instrumentos de avaliação disponíveis na Instituição e de avaliações externas. Nosso processo de planejamento é liderado pela coordenação do curso com apoio de sua comissão acadêmica, formada por docentes permanentes e representação técnica e discente. Além disso, é também apoiado e construído coletivamente a partir de reuniões anuais e semestrais realizadas com docentes, pós-doutorandos e representantes técnicos e discentes.
Como dito, o planejamento é baseado nos resultados de processos de avaliação externa, como a avaliação quadrienal da CAPES, e em instrumentos Institucionais aplicados pela Diretoria de Avaliação Institucional, como a avaliação do docente pelo discente (ADD) e a Autoavaliação Institucional, aplicada a diferentes setores da Universidade.
A dinâmica de construção do Planejamento estratégico do programa segue um fluxo de coleta e sistematização das informações obtidas a partir destes instrumentos de avaliação citados anteriormente. Nela são identificados os pontos fortes e fracos do PPG e já neste momento são discutidos os pontos a serem trabalhados pelo planejamento. A partir disso, o planejamento é construído, estabelecendo-se metas claras a serem atingidas a curto e médio prazo, bem como as ações a serem realizadas para atingir estes objetivos. Ainda, são eleitos indicadores que serão a base para os processos avaliativos posteriores. Importante destacar que as metas estão claramente ligadas ao PDI da Unidade e da Instituição e de alguma forma são suportadas (com esforços e recursos) pelos planos do PDI.
Assim, o planejamento do PPGCF para o quadriênio 2021 – 2024 nas seguintes metas:
1) Meta: Aumentar a produção científica qualificada com a participação de discentes.
Ações: Manutenção de bolsas aos discentes com publicação científica; realizar ações de acompanhamento do discente; direcionar recursos financeiros do PROAP para aprimoramento da produção científica; vincular bolsistas de pós-doutorado aos docentes com baixa e média produtividade.
2) Meta: Aumentar a homogeneidade da produção científica e orientação entre os docentes do Programa.
Ações: Reavaliar os critérios para distribuição de vagas de orientação entre os docentes.
3) Meta: Aumentar a Internacionalização do Programa.
Ações: Participar/ofertar vagas para estudantes estrangeiros em Programas de Intercâmbio (PROAFI e PAEC-OEA); incorporar Professor Visitante com experiência no exterior; estimular a participação de discentes em programas de mobilidade acadêmica institucionais e de agências de fomento; criar “webinários” com a participação de pesquisadores estrangeiros para fortalecimento de parcerias.
4) Meta: Aumentar a visibilidade e captação de alunos do Programa.
Ações: Divulgar os editais de seleção em websites institucionais e redes sociais do Programa; manter a realização de processos seletivos na modalidade à distância; divulgar os projetos e produções científicas do Programa em mídias sociais.
5) Meta: Melhorar/aprimorar a formação discente.
Ação: Implementar alterações na estrutura curricular do Curso.
6) Meta: Revisar o regimento do Programa.
Ação: Criar comissão para revisão do regimento.
Coordenação e contatos
Coordenação (2023 – 2024):
Prof.ª Dr.ª Juliane Ventura Lima – Coordenadora – juliane_ventura@yahoo.com.br
Prof.ª Dr.ª Ana Paula de Souza Votto – Coordenadora Adjunta – anavotto@yahoo.com.br
Secretaria:
Leonardo Emmendoerfer Mello – Secretário – posfisio@furg.br - (53) 32336848
Contatos:
Coordenação de Curso de Pós-Graduação em Ciências Fisiológicas
Instituto de Ciências Biológicas, Universidade Federal do Rio Grande - FURG
Av. Itália, Km 8 - Campus Carreiros
CEP: 96203-900
Rio Grande - RS
Fone/Fax: +0055 53 3233 6848
E-mail: posfisio@furg.br